Os exames laboratoriais servem para auxiliar o médico veterinário no diagnóstico das doenças. É uma ferramenta importante para a profilaxia, controle e tratamento das diferentes enfermidades dos animais. Atendemos animais de produção, pets e animais silvestres.
O serviço de Patologia Clínica visa prestar um atendimento eficaz, garantindo a confiabilidade, adquirindo as melhores matérias-primas e atualizando metodologias para realização dos serviços prestados aos clientes, proporcionando segurança no diagnóstico em tempo hábil.
Realizamos exames nas seguintes áreas:
A ultrassonografia é uma ferramenta de diagnóstico baseada na reflexão do som que permite a avaliação de órgãos abdominais, vasos, linfonodos, glândulas, tendões, ligamentos e globo ocular. O exame permite a visibilização da posição, forma, arquitetura, ecogenicidade, dimensão e vascularização de estruturas. Temos como indicações os seguintes casos:
O exame radiográfico é um dos métodos mais utilizados de diagnóstico sendo eficiente e de rápida execução. O exame simples ou contrastado permite a avaliação do esôfago, sistema respiratório, cardíaco, gastrintestinal, ossos, articulações e vias urinárias.
Muitas vezes é imprescindível complementar o exame com técnicas contrastadas como:
É o exame de eleição para diagnosticar fraturas, luxações e alterações ósseas degenerativas.
Nos últimos anos, a Medicina Veterinária brasileira tem presenciado a introdução de especialidades nobres como a Cardiologia.
Com a finalidade de auxiliar o Médico Veterinário no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas, a CEDIvet oferece um completo Serviço de Cardiologia que inclui:
Os exames de Tomografia Computadorizada são realizados com o auxílio de anestesia inalatória para a contenção do animal. Com isso, exames prévios como hemograma, função renal, hepática e glicemia são indicados para a segurança do procedimento. São realizados cortes de até 1mm de espessura e reconstruções em 3D para a obtenção de imagens precisas. As principais indicaçôes são:
As hemoparasitoses são doenças de alta incidência na rotina clínica e trata-se de infecções causadas por bactérias ou protozoários que, obrigatoriamente, vivem dentro das células sanguíneas, e podem acometer tanto a espécie canina quanto a felina (dentre os animais de companhia).
O PCR Real Time tem alta especificidade e sensibilidade para o diagnósticos dessas patologias comparado a outros testes, pois irá detectar o agente causador através da identificação de uma sequência alvo do DNA do patógeno, além de ser mais acurado e avançado que o PCR convencional, pois apresenta maior reprodutibilidade, precisão e reproduz resultados qualitativos e quantitativos.
A ressonância magnética é um tipo de exame muito conhecido por sua alta precisão e qualidade no detalhamento das imagens do corpo. Cada tipo de exame de ressonância é responsável por avaliar uma determinada parte do corpo e apresentar resultados muito claros e objetivos, facilitando o diagnóstico de possíveis enfermidades e complicações.
A ressonância magnética do crânio é capaz de fornecer muitas informações sobre o sistema nervoso central, como:
Malformações cerebrais;
Tumores benignos e malignos;
Acidente Vascular Cerebral (AVC);
Epilepsia;
Meningopatias;
Otites (inflamações no ouvido).
Ressonância Magnética da Coluna:
Por apresentar melhor detalhamento dos tecidos, a ressonância magnética da coluna é indicada para diagnosticar:
Compressão;
Hérnia de discal;
Inflamação ou irritação do nervo;
Estenose do canal medular;
Espondilolistese;
Cauda equina.